Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Felicidade é autoconhecimento

Cintia Liana
 
Por Cintia Liana Reis de Silva

No fundo, bem lá no fundo dá muito medo ser feliz, medo de ter e perder, a psicologia explica. Mas ser feliz é autoconhecimento. É escolha, é preciso entender o propósito, entrar em contato com nosso merecimento e trabalhar nossos sentimentos de culpa.

Ser feliz nada tem a ver com momentos. Felicidade é conquista de maturidade, é instituir espaço para essa presença na vida, rever prioridades, se policiar, se esforçar com dignidade.

É aprender a estar no mundo com razão e coração na medida certa, sim, na medida certa, e porque não?

È diferenciar-se, individuar-se, trabalhar os padrões familiares. É ser flexível, dar e dividir com jóia. Duvidar das próprias convicções, mudar. É uma maravilha mudar, é liberdade em si mesmo.

É aprender a conviver e mergulhar nos nossos próprios dilemas e dores sem aceitar ser vítima de nada e nem de ninguém. É se livrar das próprias amarras, da hipocrisia, trabalhar a inveja. É encontrar novos rumos, ter esperança e estar consciente de todas as escolhas com a noção da nossa responsabilidade sobre tudo, sobre o nosso futuro.

É fazer questão da ética e da virtude, buscar ter tolerância para lidar com as pessoas. Ser forte, espalhar ternura, mesmo sem encontrá-la fora. É acreditar no milagre do amor.

É se amar, se aceitar, se gostar na perfeita imperfeição, sentir com encanto que não há, em nenhum lugar do mundo inteiro, alguém igual a você, cheio de mistérios a serem descobertos, alguém cheio de infinitas e belas possibilidades.

O mundo inteiro está dentro de nós mesmos, todas as respostas, todas as conquistas, basta olhar dentro para ser feliz.
Cintia Liana Reis de Silva é psicóloga e psicoterapeuta, especialista em psicologia conjugal e famíliar e adoção. Autora dos blogs http://www.finapresenca.blogspot.com/ e http://www.psicologiaeadocao.blogspot.com/ e do livro "Filhos da Esperança". Ela vive e trabalha na Itália.
 
Se copiar cite o autor, plágio é crime!
Por Cintia Liana

Um comentário:

Cristal disse...

Olá Cintia!!!!!
Adorei o seu blog e estou seguindo.
Gostei tanto dessa postagem que vou copiar e postar no meu blog (claro que vou colocar o seu nome na postagem, né?)
Se vc quiser visitar o meu é construindoomeucaminho.blogspot.com
Parabéns... tudo muito lindo!
Obrigada e beijos no coração.