Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2015

Bem entendido

Google Imagens

Imagine quantos problemas e mal entendidos aconteceram no mundo por causa de pessoas cruéis, que queriam criar confusão e também por pessoas que sempre esperam o pior dos outros. 
Eu sou uma pessoa que procuro levar o que me dão sempre para o lado positivo: uma palavra mesmo que mal colocada, uma cara meio estranha, etc. Às vezes não é para mim, às vezes a pessoa se expressou mal. Como eu sempre ajo de boa fé, espero que façam o mesmo comigo. De resto, procuro ficar longe de confusões e problemas e assim vivo muito bem. 
Indagar a si mesmo porque vivemos certas situações é a melhor estrada. Não somos uma caixa preta dentro de um cenário, existe sempre um motivo de estarmos ali, mesmo que de um modo passivo. 
Nos sentimos vítimas do mundo até o momento de tomamos as rédeas da nossa existência. 
Nós podemos mudar tudo. 


Cintia Liana

Mais fotos com frases - Cintia Liana

Cintia Liana

Cintia Liana

Cintia Liana


Amigos com o mesmo nível de conhecimento

We Heart it


Estive pensando que às vezes é bem frustrante se relacionar com "amigos" que não têm o mesmo nível de conhecimento que o nosso. Dá pra se sentir incompreendido nas colocações; o outro não acompanha o teu raciocínio; nunca ouviu falar naquilo que vc fala com tanto entusiasmo ou simplesmente não acredita porque aquilo não faz parte da realidade dele porque ele não lê, porque ele baseia tudo só no senso comum, etc. Aí você tem que introduzir somente assuntos que ele possa compreender, em em uma linguagem mais acessível. Ok. 

Mas o pior de tudo é quando, o "complexado", por não se considerar "sabedor", se sente incomodado com o teu conhecimento, achando que ele - o conhecimento - o desvaloriza. 
No fundo, muitas pessoas com pouco conhecimento (as frustradas e sem humildade) não conseguem nem sentir alegria ou orgulho por ter um amigo com muito conhecimento. Não digo nem "diplomado", porque tem muito diplomado ignorante e "não diplomados" sábios. 
Mas continuando, como ele não se valoriza, ou não valoriza o que sabe, ele encara o saber do outro como uma ameaça, ele se sente desvalorizado quando o "amigo doutor" abre a boca para falar de um assunto de modo brilhante. Nem procura aprender como ouvinte, não tem condições nem de elaborar uma pergunta, de "trocar" com maturidade. 
Numa conversa informal, você fala alguma coisa muito legal sobre mente e comportamento, que pode servir para a vida dele e ele "entorta a boca". 
Todas as pessoas no mundo são munidas de algum conhecimento, mas aqui me refiro ao conhecimento acadêmico, teórico-científico, erudito, alternativo" ou até o de pessoas mais "sensíveis" e "questionadoras".
Enquanto o "amigo doutor", que valoriza o seu próprio conhecimento, consegue valorizar o saber desse amigo que se sente ameaçado. 
Tudo isso é bem complexo, uma longa discussão de vários aspectos sutis, controversos e paradoxais, as pessoas são diferente, mas é o inicio de uma reflexão sincera. 
Eu adoro as pessoas ingênuas, valorizo as pessoas "sem estudo", gente simples que não se importa com diplomas, mas estou num movimento de estar mais focada em pessoas seguras, ousadas OU com o mesmo nível de conhecimento ou alcance que o meu. No final, é tudo mais simples.


Cintia Liana



O prazer de uma mente curiosa

Dicionário em italiano

Traduzindo profissionalmente textos do italiano para o português aprendo coisas inimagináveis sobre essas duas línguas incríveis. 
Recordo, exercito, reafirmo, reaprendo, reforço e melhoro os meus dois idiomas. 
Ganho também como psicóloga, pois trabalho usando as duas línguas.


Cintia Liana

Quem não suporta o teu sucesso não te merece

We Heart it

Se alguém não suporta encarar o seu "sucesso", seria mais sábio se afastar ao invés de insistir em estar perto e usar de tudo para colocá-lo para baixo. 
Sou da opinião que devemos ser amigos só de pessoas que nos fazem bem. Se você acha que o teu amigo te ameaça com o seu sucesso, se afaste. Para quê se torturar? 
Por outro lado, se você se sente agredido com um amigo invejoso que não te aceita, você também tem o direito se afastar. Não se aprisione. 
Quem não suporta e não valoriza o teu sucesso não merece a tua amizade. Distância já. Não tenha mais tempo pra gente invejosa! Teu tempo vale ouro.


Cintia Liana

Sempre atenta

We Heart it

Desconfio sempre de gente insegura que acha que é feliz. Elas usam todas as pequenas chances e falam coisinhas imperceptíveis para te colocarem para baixo, para se sentirem um pouquinho melhores no meio do lamaçal de inveja e competição que vivem. 
Sempre atenta me liberto desse jogo.


Cintia Liana

Honre tua palavra


Google Imagens

Não basta ser adulto para não dar prejuízo aos outros e honrar com a palavra, é preciso também ser maduro, justo, sério, respeitoso, consciente e honesto.
Dica do dia: não assuma compromissos com ninguém se você acha que não pode cumprir, mas se assumir, vá até o fim e cumpra com sua palavra, mesmo contra a um desejo ou outra prioridade momentânea. 
E quando o assunto for dinheiro não podem existir imprevistos. Ou a sua palavra não tem tanta importância assim? 
Quando descubro que uma pessoa tem a "palavra fraca" perco totalmente o respeito e a admiração. E passos vê-la como uma desequilibrada e inconsciente de quem ela é. 
Já vi novo paciente que marca e não vai, gente que pede e não paga e por aí vai. Qual a diferença delas para um ladrão?
Mais ainda bem que também vejo muita gente consciente, com a responsabilidade estampada nos olhos, e eu gosto disso, gosto muito.


Cintia Liana

Fazer as pazes

Google Imagens

"Fazer as pazes". Sabemos bem que quer dizer essa frase, mas vocês já pararam para pensar no que significa a palavra "pazes"? Pois é, eu não sabia, nem nunca tinham pensado nisso, mas me aprofundado cada vez mais no italiano e sempre curiosa vou questionando e ouvindo o português de um ponto de vista bem diferente. 
Em italiano "fare la pace" é a mesma coisa, só que ao pé da letra é "fazer a paz", sem plural, ou seja, me dei conta de que "pazes" não é nada mais do que paz no plural, o que para nós no português não existia até então, já no italiano "paz" não tem plural. 
Posso estar errada, mas cheguei a essa conclusão.


Cintia Liana

Questionar os nossos gostos

Google Imagens

Questionar os nossos gostos, o nosso bom gosto, o nosso mau gosto, as nossas escolhas, é sempre buscar ser melhor, é ser dono da nossa vida interior, dos nossos resultados e não simplesmente ser refém da cultura, do comércio e da herança familiar. Questionar o que falamos, o que compramos, o que usamos, o que ouvimos, aonde andamos, o que dispensamos, o que não ouvimos ou enxergamos, os nossos gestos e comportamentos, os nossos pensamentos e sentimentos. É uma forma de buscar ser livre e encontrar o refinamento espiritual. Ninguém precisa estar preso ao lugar de onde veio ou onde se vive, precisa ter a mente livre e desenvolver criatividade e inteligência para enxergar novos rumos e novas possibilidades. 

Cintia Liana
(Escrito em 20 de novembro de 2013)

Para se tornar forte é preciso olhar o que te enfraquece

Google Imagens

Não existe um outro modo de se tornar forte senão olhar e tratar com respeito o que nos faz fracos e o que nos enfraquece está dentro de nós, em lugares obscuros do nosso passado, normalmente nos nossos primeiros anos de vida, lá está a base de tudo. É irônico e paradoxal, mas é verdade: as nossas dificuldades nos indicam o caminho do nosso fortalecimento e somente isso nos leva a paz e a libertação. Quando conseguimos ser realmente bons na relação conosco, ver a nossa luz descoberta por trás das sombras, conseguiremos também ser bons com os outros. O mundo pode ser sempre o mesmo, mas quem deve ser sempre melhor somos nós na relação com esse mundo. 

Cintia Liana
(Escrito em 07 de janeiro de 2014)

Não se acomode

We Heart it


Aqui na Itália agora tem uma moda de responder ao "tudo bem?" assim: "Nos contentamos"... E faz uma cara de "quem comeu e não gostou". Aaaaaah, que feio isso! O povo repete as coisas sem pensar. 
Não se contente, não se acomode, busque ser feliz, busque estar ótimo! Vc acha que merece?


Cintia Liana

O que vale

Google Imagens

Bom dia a todos! Acreditem, cada um de vocês é amado por muitas pessoas. Se conectem com a energia criativa e com o amor que exite dentro de vocês, pois é a única coisa que transforma e vale a pena. Sejam muito felizes. Um abraço em cada um. Emoticon hearCintia Lian


Cintia Liana

Na pré história da mente humana

Google Imagens

Ainda estamos no "tempo das cavernas". A sociedade avançou mais em tecnologia que em crenças. Como diz o grande terapeuta de família Edgard Morrin, "estamos na pré história da mente humana e essa é uma visão muito otimista".

Cintia Liana

O preconceito como um dificit de inteligência

Google Imagens

Eu vejo o preconceito como um forte dificit de inteligência e visão, é uma grande limitação, já olhar para o outro tirando conclusões pré estabelecidas. A gente vê no outro mais o que já está em nós, o que ele mobiliza em nós. Poder olhar sem rotular, sem julgar, sem esperar nada, só olhar por olhar, pelo simples fato de estar vivo e contemplar é muito luxo, é puro requinte. É muita elegância. Precisa de exercício, como para conseguir meditar. Isso a gente vai aprendendo, mas é preciso estar atento a si mesmo, é preciso ser humilde e não se cegar com as convicções que nos contaminam ao longo da nossa caminhada. É necessário humildade para desaprender, humildade para entender que não sabemos tudo, humildade, ousadia e coragem para querer crescer. 

Cintia Liana

terça-feira, 28 de abril de 2015

A sinceridade delicada e o conhecimento

We Heart it

A sinceridade do mal educado não serve para nada. A sinceridade delicada e humilde é muito bem vinda. Para ser sincero é preciso de inteligência. Existem mal educados inteligentes? Depende de que tipo de inteligência estamos falando. Uma pessoa emocionalmente inteligente, sensível, criativa, reflexiva, humilde, madura, trabalha a sua educação e os seus modos diante do 'mundo'. Desconfia dos seusolhos, não alimenta grandes e absolutas convicções. Está disposto a mudar.

Tudo o que posto aqui é com base na psicologia, antropologia ou sociologia, é com base teórico-científica. É fácil dizer as coisas só pq achamos isso ou aquilo, mas é importantíssimo que tenhamos conhecimento, não só para não dizer besteiras, mas também para procurar crescer pessoalmente e talvez servir para o bem, para formar alguma boa opinião.


Ser maioria é comum. Desafiador é ousar conhecer.

Cintia Liana