Seguidores

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Amor: sorte ou escolha?


Tumblr

Ouvir uma pessoa dizer que não tem sorte no amor é muito triste, porque se experimenta uma sensação de frustração e impotência quando queremos mostrar para ela que falta de sorte não existe.

Esses dias estava fazendo uma nova amiga pensar sobre esta tua frase. Aconselhando-a a analisar seus padrões intergeracionais, como é a relação da sua mãe com os homens, por exemplo, quais são as suas próprias crenças a respeito deles, o que cresceu ouvindo sobre relacionamento, o que pensava sobre seu pai - que nunca havia tido contato - e que tipo de homem estava buscando.

Devemos pensar em que coisa estamos buscando e em que acreditamos, fazer uma análise da nossa vida, se não se tem a oportunidade de fazer uma boa terapia. Devemos entender que temos o livre arbítrio de escolher e atrair as pessoas que achamos que merecemos e que devem fazer parte de nossa vidas.

Há quem repita que o destino é que falará, mas quem é que escolhe, afinal? Nós é que dizemos sim ou não, nós é que colocamos os pés neste ou nequele caminho e o nosso futuro é de acordo com o que escolhemos no presente, tudo está conectado. Olhemos para trás e perceberemos como chegamos no agora, que foi uma série de escolhas e oportunidades que construímos.

Têm mulheres que insistem em se envolver com homens que desde o início mostram que a farão sofrer, mas mesmo assim elas insistem, para provar o quê? E a quem? São perguntas a se fazer. O que busco num homem? Vale a pena insistir nisso? Isso de fato tem valor, é importante? Será que eu também sei e saberei amar?

Mudar as escolhas, andar por outros caminhos é uma conquista, é ato de coragem. Olhar para si e dizer "basta" é um comportamento de pedido de liberdade das próprias crenças equivocadas, baseadas no passado, baseadas em fantasias que alimentamos desde crianças. Precisamos a todo o tempo fazer uma análise do porque se escolhe isso ou aquilo.

A vida não é brincadeira, a vida é uma jóia e devemos cuidá-la muito bem, então cuidado com a sua próxima escolha. O compromisso de ser feliz é com você mesma.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga linda!! Amei o seu texto!! Fiz dias atrás também um texto no meu blog relacionado a escolha de caminho, porem o seu complementou de forma humana e profissional a minha linha de raciocinio! Beijinhos mil.

Cintia Liana disse...

Amiga, querida, não sabia que vc tinha um blog. Vou visitá-lo agora!
Que bom que gostou. Fico feliz em vê-la aqui sempre.
Esses dias vi que tinha alguém conectado aqui da Alemanha e deduzi que fosse vc. Queria falar com vc na hora. Vê se coloca o Skype. Bjs.