Seguidores

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

“Amiga Psicóloga”

Foto: Getty Images

Eu sempre digo que ser “amiga psicóloga” é difícil. Há pessoas que insistem em querer ouvir o que ela, como psicóloga, acha de certas coisas, mas já há outras que têm tanto medo de ouvir que nunca perguntam.
Contudo, por favor, façam a separação, pessoa e psicóloga, psicóloga e amiga, por mais que uma interfira na outra de forma objetiva e subjetiva sempre.
Eu pago caro a minha terapeuta para chegar sozinha a essas conclusões, eu é que tenho que alcançá-las. Claro que também ouço coisas impactantes sobre mim, que nem sempre são agradáveis, mas isso é dentro de um sething terapêutico, lugar neutro, numa relação profissional, de ajuda, não num café de Shopping Center, na frente de outras pessoas, num momento de tristeza ou dúvida, tentando “adivinhar” alguma coisa.
Na maioria das vezes, quando penso sobre meus atos e situações que vivo, eu penso sobre o fato e tento achar as minhas próprias respostas, não saio por aí perguntando. Se procuro alguma amiga, quero a resposta da amiga e não uma resposta “mágica” que se pensa que se vai ter de uma “amiga psicóloga”.
As poucas vezes em que ousei falar como psicóloga, a amiga não quis ouvir, porque a verdade dói.
É claro que há aquelas amigas que ouvem a opinião da “amiga psicóloga” e aceitam, entendem e desejam mudar padrões. Não querem só ouvir frases que mais parecem adivinhações ou meros “psicologismos”, mas o risco de magoar existe.
“Amiga psicóloga” tem que ouvir e ficar calada, pois se fala o que pensa, normalmente é incompreendida. Amiga tem que ser amiga e falar como tal e não como “amiga psicóloga”, nesses casos as pessoas gostam mais de ouvir videntes, uma vez que é muito mais gostoso saber de um futuro bom, ao invés de descobrir no que estamos errando no presente e como isso afeta nosso futuro.
Se as pessoas realmente quisessem se conhecer elas procurariam uma psicóloga e não uma “amiga psicóloga” e pagariam para isso, ou está pensando que amadurecer é tarefa fácil?


Observação: Mas esse é o caminho da felicidade, amadurecer.


[Amigas, no mais, amo vocês! Estarei sempre disposta a ouví-las e a ajudar no que for preciso.]

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: