Seguidores

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Corrigindo os outros

Foto: Google Imagens

Desde que temos 1 ano de idade que ouvimos que devemos ser humildes, blá blá blá... Sabemos, mas são palavras, isso se passa de modo superficial.

Trabalhamos a nossa humildade na vida e a exercitamos por um desejo próprio que tem a ver com nosso temperamento, mas isso não se aplica quando se trata de ser corrigido gramaticalmente quando se está numa conversa em grupo.

Acho muito chato uma pessoa estar falando e um outro ao lado interrompendo corrigindo, principalmente quando se está aprendendo outro idioma. Ninguém se aperfeiçoou assim em conjugação verbal, muito menos quando se trata do tempo verbal “condicional”.

Gosto de ler, estudar e amo falar e escrever bem, sabendo que perfeição é impossível e certamente não irei corrigir ninguém se ouvir uma palavra errada. Se for preciso o farei com minha mãe, meu pai ou meu irmão, e eles sabem que podem fazer o mesmo comigo, mas não esperem que eu o faça com outras pessoas, caso escorreguem em seu português, não o farei, não me sinto no direito e nem na obrigação.

Já fui professora de Comunicação Empresarial de uma faculdade e ganhava para fazê-lo, e o fazia utilizando uma didática especial e não abordando alunos em sala, o que seguramente causaria muito desconforto.

Também não ficarei controlando o que fulano ou sicrano deve fazer e como fazer. Estou fazendo um esforço para deixar de lado essa mania que muita gente tem de querer controlar as pessoas e ainda chegar a ousadia de querer que os outros sejam humildes para serem controlados mais facilmente.

É se achar demais tentar controlar os passos e escolhas dos outros, é ter a certeza de que sabe mais que todo mundo e até mesmo do que a própria pessoa que passa pela situação.

Nós psicólogos aprendemos que nunca devemos influenciar nosso paciente a fazer nada e sim chegar a clareza das situações, pois cada um é que sabe os caminhos que está disposto a atrair para si mesmo, tudo tem um motivo e faz sentido dentro de um todo, de uma dinâmica maior. Mesmo que não faça sentido para alguns, mas tudo tem um motivo, tem um mistério.

Ninguém gosta de ser corrigido, nem controlado, nem eu. Não sou hipócrita, não vejo sentido dizer que sim sentido o contrário, muito menos na frente dos outros, de estranhos, me sentiria num posto infantil, alguém me dizendo como falar e o que devo fazer ou como devo me comportar. Tem gente que diz que gosta, mas vai corrigir ou controlar pra você ver o que te acontece!

Não acredito que gostar de ser corrigido ou controlado na frente dos outros seja sinal de humildade, acho que ser humilde é bem outra coisa, é estar leve e não se sentir obrigado a ser líder ou professor de ninguém.

Por Cintia Liana

Nenhum comentário: