Seguidores

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Riqueza da Amizade

Foto: Cintia Liana com suas amigas


Desconfio de alguém que não tem amigos, que tem coragem de repetir isso e ainda acha o fato normal. Só a presença de marido e filhos, sem amigos? Falta de tempo não é motivo para não se ter amigos.

Motivos reais podem ser muitos, como dificuldade em se relacionar com pessoas, com o mundo, em aceitá-los; ciúmes do marido com as amigas ou desconfiança delas em torno desse; falta de humildade e competição desenfreada; ignorância, achando que nada tem a aprender com algum outro; dificuldade com suas próprias dúvidas; falta de habilidade em administrar seus medos, em dividí-los com outra pessoa; dificuldade em aceitar parcerias e confiar nelas; dificuldade em respeitar os limites e espaço do outro e ainda assim fazer parte da vida desta pessoa, etc.

Conheci alguém que falava abertamente que não tem amigas, demonstrando um certo orgulho. Aos poucos fui descobrindo os porques, mas desejo que ela um dia possa e queira se abrir para o aprendizado e descobrir muitas coisas.
Mas, me pergunto, será mesmo que ela nunca achou isso estranho ou parou para tentar entender os motivos reais e em como isso empobrece a sua vida? Porque nem precisa ser psicólogo para saber que não se ter amigos é um mau sinal, é um indicativo de que há algo de mal resolvido, de que alguma coisa não vai bem, assim como se ter amigos em demasia, sendo superficial em suas relações. Bom, cada um tem seus motivos, talvez ela não consiga enfrentar e transpor essas barreiras.
Mas eu digo sim às minhas amigas, amigas de longa data, de 25, 18 anos de amizade e de curtas, porque com amigas se pode compartilhar alegrias e tristezas; se pode conquistar cada vez mais a confiança humana; exercitar a tolerância e o desapego; amar; aceitar; brigar sem perder o bem querer; se sentir diferente e ao mesmo tempo parecido; aprender; ensinar; ouvir; sentir ciúmes; é querer ficar sozinho, mas se sentir acompanhado; é respeitar; enfrentar os nossos medos ao lado delas; ouvir coisas que não se quer, mas saber que assim se aprende muito mais; é dizer duras "verdades" sabendo que o outro pode sentir dor, mas que um dia ele compreenderá; é sentir falta da conversa; da ajuda; da palavra; da companhia; da voz; da intimidade emocional; da aliança; da confiança inabalável; do orgulho em tê-las como parceiras para toda a vida.

Ter amigas significa nos entender melhor e entender os nossos processos com o mundo externo, saber que não se está só, que não nos bastamos, poder aprender a dividir com as irmãs que escolhemos, que elegemos por admiração, identificação, vontade de estar junto.

Pude levar umas as outras, conheci algumas através de outras e assim fomos nos unindo cada vez mais nessa relação sólida e divina, cheia de contrastes e harmonia.
Sempre penso que se minhas amigas se dão bem entre elas é porque minhas escolhas são coerentes, ou seja, se elas se gostam e se identificam é por que estou escolhendo pessoas semelhantes.

A nossa vida meio aos outros também nos diz muito sobre quem nós somos, fala do nosso mundo interno e é maravilhoso poder saber um pouco mais desse mundo e poder fazer parte do mundo do outro, experimentando os mais diversos sentimentos nessa troca dinâmica, humana, genuína e infinita.


...Sentir falta das minhas amigas do Brasil me mostra o quanto são importantes.

Dedico esse texto a vocês, amigas:
“Larilda”, “Ale”, “No”, Milena Pedro, Milena França, Aline “Primoca”, Paulinha, Conça, Mara, Rai (um homem meio às mulheres), Dica, Mônica Montone, Mirian, “Lela” e Tâmara.

Observação: Não consegui encontrar fotos de todas.

Por Cintia Liana

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Mi Fa Piacere

Foto: Googe Imagens

Gente tolerante, mas que se indigna com o que é desumano e injusto;
Simplicidade, espontaneidade;
Lucidez e verdade, sinceridade e transparência;
Discrição;
Pessoas que naturalmente nunca dão satisfação de tua vida a quem não tem que recebê-las;
Gente que não se explica demais, mesmo quando é necessário (por que sabe que não fez nada de errado);
Lealdade, companheirismo;
Quem sabe ouvir e calar;
Auto confiança;
Auto respeito;
Amor próprio equilibrado;
Quem respeita o próprio corpo e é tão seguro disto que não precisa ser falso moralista;
Quem assume que errou, principalmente para si próprio;
Sorrisos;
Quem tenta se enxergar do jeito que é, quem enxergar suas próprias máscaras, sua persona;
Quem lê sobre psicologia para entender melhor o mundo;
Quem sabe que nas situações mais complicadas, difíceis e tristes pode se tirar grandes aprendizados e quem sabe que nada nos acontece por acaso, nós é que atraímos aquela situação;
Gente curiosa, estudiosa, batalhadora;
Maturidade;
Desejo de ajudar;
Razão e emoção nas horas certas;
Amor involuntário, despretensioso, desinteressado;
Bondade;
Quem pensa e se “pré ocupa” com o mundo.

Amo tudo isso!

Em italiano: Mi Fa Piacere
Mi = pronome me + Fa = faz + piacere = Prazer - Me faz prazer = Me dá prazer.


Foto: Cintia Liana

Por Cintia Liana

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dammi Fastidio

Foto: Google Imagens


Uma pequena lista de coisinhas que me deixam sem paciência, me fazem muito mal e, pior, fazem com que eu rompa para sempre uma nova ou velha amizade.
Vejamos:
Quando me sinto desvalorizada pela inveja que uma pessoa possa sentir de mim;
Brincadeiras jocosas e desqualificatórias insistentes ao longo do tempo;
Não saber a hora de falar sério;
Pessoa suja, porca, no corpo e na alma;
Recusa em crescer, em aprender;
Quem não sabe ouvir;
Quem não sabe calar;
Quem se faz sempre de vítima;
Gente preguiçosa, que não gosta de trabalhar, estudar;
Mentira, fofoca;
Cinismo;
Exibicionismo;
Competição velada, inconsciente;
Prepotência;
Desrespeito, falta de cuidado;
Inveja, dispeito;
Desonestidade.
Todos nós temos o direito de sermos como quisermos, com o limite que a lei coloca, é claro. Muitas pessoas podem se aproximar de mim, mas só permanece quem eu permito.


*Dammi - junção do verbo dar + pronome me = me dá.
*Fastidio é uma palavra italiana muito usada e significa incômodo, tédio, repulsa, agonia.

Foto: Cintia Liana com 9 meses

Por Cintia Liana

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Consciência da Vida Emocional

Foto: Google Imagens

Fico imaginando como deve ser a vida emocional de alguém que não estuda, não lê e não escreve. A resposta deve ser muito chata, prefiro continuar imaginando.

Cintia Liana

Todos os dias planto uma estrela em meu caminho e quando olho para trás vejo o quanto elas cresceram rápido.

Cintia Liana

...................................................

E por falar em estrela, a minha mãe me criou ouvindo as melhores músicas, dos melhores compositores e um deles não poderia deixar de ser Caetano Veloso.

Lembro-me bem ouvindo e curtindo a música "Lua e Estrela", a achava doce, mágica. Com meus quatro, cinco anos de idade, em 1981, época em que foi lançada, nem entendia ao certo sua letra, mas a boa música já me fascinava.




Lua e Estrela - 1981
(Caetano Veloso)

Menina do anel de lua e estrela
Raios de sol no céu da cidade
Brilho da lua oh oh oh, noite é bem tarde
Penso em você, fico com saudade

Manhã chegando
Luzes morrendo, nesse espelho
Que é nossa cidade
Quem é você, qual o seu nome
Conta pra mim, diz como eu te encontro
Mas deixa o destino, deixe ao acaso
Quem sabe eu te encontro
De noite no Baixo
Brilho da lua oh oh oh, noite é bem tarde
Penso em você, fico com saudade

De Caetano ouvia também "Rapte-me Camaleoa", uma das que eu mais lembro.
Por tabela ouvia também Chico Buarque, Djavan, Rita Lee, o grupo Boca Livre, Roberto Carlos e outos que não lembro agora.
Por Cintia Liana

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

“Amiga Psicóloga”

Foto: Getty Images

Eu sempre digo que ser “amiga psicóloga” é difícil. Há pessoas que insistem em querer ouvir o que ela, como psicóloga, acha de certas coisas, mas já há outras que têm tanto medo de ouvir que nunca perguntam.
Contudo, por favor, façam a separação, pessoa e psicóloga, psicóloga e amiga, por mais que uma interfira na outra de forma objetiva e subjetiva sempre.
Eu pago caro a minha terapeuta para chegar sozinha a essas conclusões, eu é que tenho que alcançá-las. Claro que também ouço coisas impactantes sobre mim, que nem sempre são agradáveis, mas isso é dentro de um sething terapêutico, lugar neutro, numa relação profissional, de ajuda, não num café de Shopping Center, na frente de outras pessoas, num momento de tristeza ou dúvida, tentando “adivinhar” alguma coisa.
Na maioria das vezes, quando penso sobre meus atos e situações que vivo, eu penso sobre o fato e tento achar as minhas próprias respostas, não saio por aí perguntando. Se procuro alguma amiga, quero a resposta da amiga e não uma resposta “mágica” que se pensa que se vai ter de uma “amiga psicóloga”.
As poucas vezes em que ousei falar como psicóloga, a amiga não quis ouvir, porque a verdade dói.
É claro que há aquelas amigas que ouvem a opinião da “amiga psicóloga” e aceitam, entendem e desejam mudar padrões. Não querem só ouvir frases que mais parecem adivinhações ou meros “psicologismos”, mas o risco de magoar existe.
“Amiga psicóloga” tem que ouvir e ficar calada, pois se fala o que pensa, normalmente é incompreendida. Amiga tem que ser amiga e falar como tal e não como “amiga psicóloga”, nesses casos as pessoas gostam mais de ouvir videntes, uma vez que é muito mais gostoso saber de um futuro bom, ao invés de descobrir no que estamos errando no presente e como isso afeta nosso futuro.
Se as pessoas realmente quisessem se conhecer elas procurariam uma psicóloga e não uma “amiga psicóloga” e pagariam para isso, ou está pensando que amadurecer é tarefa fácil?


Observação: Mas esse é o caminho da felicidade, amadurecer.


[Amigas, no mais, amo vocês! Estarei sempre disposta a ouví-las e a ajudar no que for preciso.]

Por Cintia Liana

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Consciência do seu mal

Foto: Google Imagens


A pessoa mais perigosa para se relacionar é aquela que se acha muito boazinha, pois não tem consciência da sua sombra, do seu lado mal, e acha que sempre está agindo corretamente. Essa pessoa é altamente perigosa por que não vê e não admite, nem para si própria, que erra e que existe a possibilidade de fazer algo que pode prejudicar alguém, mesmo que inconscientemente.

O que alguém te diz sobre você e te machuca pode ser muito útil para o seu auto conhecimento. Não se coloque no posto de vítima. O que te magoou pode te ensinar muito e fala um pouco de você, mesmo que o outro aumente em algum ponto.

Siga adiante sendo severo com seus erros e, acredite, nossa sombra é perigosa, mas podemos acolhê-la com carinho para que ela seja clarificada e transformada em luz. Ela não precisa ser rejeitada, ao contrário, só podemos transformá-la em luz se nos permitirmos enxergá-la sem medo e sem resistências, mesmo que doa, mesmo que possamos ver que não somos perfeitos. Não pense em culpa, pense em responsabilidade.

Sai Baba, mestre religioso da India, diz: Seja tolerante com os erros alheios, mas seja cruel com os seus.

Assim, podemos ser verdadeiramente uma pessoa cada vez melhor, pois a pior das hipocrisias é a que alimentamos quando nos relacionamos com nós memos.

Cintia Liana


"A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter." (Sathya Sai Baba)

Foto: Wikipedia

[Baghavan Sri Sathya Sai Baba, pseudônimo de Sathya Narayana Raju é um guru indiano. É considerado por muitos como um Avatar (encarnação numa forma humana de um ser divino). O próprio Sai diz ser a segunda de uma tríplice encarnação: teria sido Shirdi Sai Baba, e futuramente será Prema Sai Baba. Nasceu em 23 de novembro de 1926, numa pequena vila no sul da Índia, chamada Puttaparthi, no estado de Andhra Pradesh. Ele reside lá ainda hoje, recebendo milhares de visitantes do mundo inteiro em sua comunidade espiritual (ashram), chamada Prasanthi Nilayam, que significa "Morada da Paz Suprema" (shanti=paz, pra=suprema, nilayam=morada).]

Fonte: Wikipedia
Conhecido como um guru que é capaz de transformar objetos em ouro em pó e fez, com sua sabedoria, da educação da Índia uma educação que serve de modelo para todo o mundo.

Por Cintia Liana

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Paraísos

Foto: Google Imagens

"Os paraísos perdidos estão somente em nós mesmos."

Marcel Proust
Extraído do blog:
....................................
Aproveitando...
*Muitas saudades do Brasil, dos amigos, da família. Amo vocês!*
Por Cintia Liana